नमस्ते! मेरा नाम सिमरण है! मैं ब्राज़ील में रहती हूँ और अब मैं हिंदी पढ़ रही हूँ!

मुझे लगता है कि इंडिया बहुत सुंदर देश है और मुझे हिंदी बहुत पसंद है। मेरा ख़्वाब है एक दिन इंडिया को जाना ! 

Olá, Simran! Como você está hoje?

Olá, Profe! Estou muito bem. Bastante feliz, também, de poder estar aqui falando um pouco mais sobre mim para outros colegas amantes de diferentes culturas e idiomas. 

Poderia se apresentar por favor?

Me chamo Maria, tenho 21 anos (em breve 22) e moro em Brasília, no Brasil. Sou completamente apaixonada por aprender coisas novas, especialmente línguas, então tenho um milhão de hobbies diferentes em decorrência disso, hahaha.

Os temas do meu interesse diferem completamente uns dos outros, desde o estudo de idiomas à programação, instrumentos, desenho, tricô e leitura. Gosto de pensar que todo tipo de conhecimento tem uma utilidade e que é por meio dessa busca por coisas novas que evoluímos como pessoa e amadurecemos nossos pensamentos sobre a vida e sobre as coisas à nossa volta.

Estar num estado de constante aprendizado é, de fato, minha missão na vida. Quem sabe algum dia eu alcance um nível pleno de sabedoria que nem nos filmes, mas até lá… Temos que continuar estudando e aprendendo! 

Por que você decidiu estudar hindi e como foi o seu processo?

A minha paixão pelo hindi começou de maneira bem aleatória. Um dia, passando a noite na casa da minha avó, resolvi procurar algo para assistir antes de dormir e acabei me deparando com uma série de Bollywood chamada Heeramandi. A partir daí, comecei a consumir vários outros filmes indianos e me apaixonei completamente pelo idioma e pela cultura. 

Quando resolvi de fato estudar o hindi, descobri que infelizmente não havia muitos professores disponíveis para ensiná-lo. Passei por alguns perrengues tentando encontrar alguém que dominasse o idioma para me ensinar até que, enfim, me deparei com o Profe Gau!

Difícil descrever a felicidade que senti quando finalmente me vi estudando uma língua tão bonita como o hindi, desbravando seus pontos gramaticais, vocabulários e toda a história que ele carrega consigo. E, claro, com o melhor professor e amigo para me guiar nesse processo! O hindi é um idioma desafiador, é uma jornada complexa, mas é acima de tudo extremamente recompensadora. É o desafio perfeito para quem quer explorar algo novo e, ao mesmo tempo, se divertir bastante.

Menção honrosa para Dilwale Dulhania Le Jayenge. Que filme maravilhoso! É dele que veio o nome que escolhi em hindi, Simran.

O que você mais gosta em estudar o idioma?

Além da questão histórica e cultural que envolve o hindi, algo que me fascina bastante é o sistema de escritura. Gosto da maneira que ele se estrutura. A gramática também é super divertida de se estudar, como um quebra-cabeça que de pouco em pouco vai se solucionando. Poder compartilhar essa experiência não só com o profe mas também com outros alunos que se apaixonaram pelo idioma é também algo que vale mencionar. 

Quais foram algumas das dificuldades que você teve que enfrentar?

   Acredito que a maior dificuldade foi encontrar uma comunidade com quem pudesse compartilhar minha paixão e encontrar alguém disposto a ensinar o idioma. Infelizmente, o hindi ainda não é uma língua super conhecida no Brasil — algo que com certeza vai mudar agora que o Profe Gau está pela Bahia! Então é necessário procurar bastante. Mesmo assim, deu tudo certo! E a cada dia tenho a oportunidade de conhecer pessoas novas que compartilham essa jornada de aprendizado comigo.

Você tem alguma dica para quem está aprendendo hindi (ou outros idiomas)?

A melhor dica que posso dar, que inclusive é algo que aplico em tudo que faço, é fazer as coisas com verdadeira paixão. Se você se interessou pelo Hindi, mergulhe de cabeça nessa experiência. Desbrave, além do idioma, filmes, músicas, danças, literatura… O que for!

É isso que vai te guiar pela jornada e é essa mesma paixão que vai te possibilitar encarar qualquer problema ou desafio pela frente com facilidade. A busca pelo conhecimento é interminável, mas a gente se apaixona e se diverte no processo.

Tem mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar? 😊

Estou com o objetivo em 2026 de estudar hindi o máximo possível (e quem sabe, encaixar uma viagem pra Índia no meio…). Quero, também, tentar assistir todos os filmes da Kajol (sou fã número 1 de todos os personagens que ela atua), especialmente aqueles que ela contracena com o Shah Rukh Khan, meu casal favorito de Bollywood. Um clássico!

Se possível, queria também começar a aprender alguma dança indiana, como o Bharatanatyam, Giddha ou as coreografias dos filmes bollywoodianos. Tá difícil encontrar alguma academia que ensine, mas não vou desistir! 


Contribuções de Simran

  • मेरे बारे में − सिमरण